Principal Multiplanta Tecnologia Vegetal Multiplanta 21 anos  
Matrizes de Morangueiro
     
Mudas de Bananeira
     
Batata-Semente
 
Zona Restrita
  Multiplanta Tecnologia Vegetal
 VENDAS 
 
 
 
 
  Home
  Empresa
     Estrutura
     Gerência
  Mudas e Sementes
Morangueiro
Bananeira
Batata-Semente
  Localização
  Vendas
  Contato
 
 
 

Vista parcial das estufas onde são aclimatadas as variedades francesas
 

Empresa assina hoje o contrato que possibilita a introdução de novas variedades de batata no país. Técnicos franceses já estão em Andradas.

* Matéria do Jornal Folha Andradense em 10/10/2003

Hoje é um dia extremamente importante para a agricultura brasileira. Será assinado hoje, sexta-feira, aqui em Andradas, na Multiplanta, o Contrato de Licença de Produção e Comercialização de Variedades de Batata Francesa, realizado entre a Multiplanta e a Federação Francesa dos Produtores de Semente de Batata. Este contrato, resultado de um trabalho de 4 anos, garante à Multiplanta a exclusividade em todo o país para a promoção, multiplicação e comercialização das variedades francesas.

Técnicos
Para a assinatura do contrato estão sendo esperados em Andradas Jean Charles Quillet e Yves Begue (Comité Nord), André Donval e Emmanuel Guillery (Bretagne Plans), Eric Fallou Grocep, Gérard Trigueros (France Obtention), Gérard Corrignan (FNPPPT), Philippe Navassartian (FERT) e Lílian Hass.

História
Programa de cooperação Franca/Brasil com o estado de Minas Gerais começou em 1999, quando técnicos e produtores brasileiros (entre estes a Multiplanta) viajaram à França para observar a cadeia produtiva da batata naquele país. Uma missão técnica francesa aconteceu em 2000 para estudar a introdução das variedades francesas em Minas Gerais. As atividades de intercâmbio sejam missões francesas para acompanhamento dos testes, viagens de estudos e missões técnicas à Franca, continuaram acontecendo todos os anos. Neste intercâmbio encaixou-se perfeitamente a Multiplanta, que hoje recebe finalmente os direitos de produção de comercialização.

Multiplanta
A Multiplanta é uma empresa de biotecnologia vegetal, especializada na produção de matrizes e mudas livre de pragas e doenças. Foi vencedora do prêmio Empresa do Ano pela Federaminas em 97 e recentemente recebeu o Prêmio Máster de Ciência e Tecnologia e ainda o Prêmio Excelência Empresarial de 2002. Com o apoio de vários organismos brasileiros como Ministério da Agricultura, Epamig, Embrapa, Ima, Emater e etc, tornou-se o centro deste projeto que pode revolucionar a cultura da batata brasileira.

França
Com muito para ensinar ao Brasil, os técnicos franceses trazem na bagagem uma série de técnicas, pesquisas e resultados que podem ser aplicados aqui com sucesso, não apenas na diversificação das sementes, como também na forma de comercialização, o que certamente traz benefícios diretos ao consumidor. Somente como um exemplo, aqui no Brasil o produtor comercializa o produto em sacos de 50 kg. Na França os produtores vendem diretamente ao consumidor, em vários tipos de embalagem, de 2, 5, 10 kg e até mesmo pré-cozida e frita, facilitando a vida do consumidor. Na França também não se plantam sementes sem origem, pois isso dificulta muito a comercialização. Existem organismos, não só na Franca, como em toda a Comunidade Européia, que protegem as variedades vegetais, e não é possível plantar-se sem autorização. Estes conceitos também começarão a ser desenvolvidos no país.

Batata
A batata francesa já foi testada no país em diversas formas e regiões e 5 variedades já estão aptas para comercialização. Outras 7 variedades aguardam a autorização. São variedades certificadas com rígido controle sanitário. Ao invés de oferecer ao consumidor uma batata qualquer a proposta da Multiplanta é oferecer ao consumidor um produto garantido, identificado e ao gosto do consumidor. Este, por sua vez, poderá, num futuro próximo escolher o produto pelo nome, ou pela região, exatamente como hoje se escolhe um bom vinho.

Exemplo
Podemos fazer uma analogia da cultura da batata com a da soja. Há cerca de 30 anos atrás pouco se falava em soja, sendo a produção restrita a algumas lavouras no Sul do país. Hoje o Brasil é o maior produtor mundial de soja, ultrapassando até mesmo os EUA. Planta-se soja do Oiapoque ao Chuí, com toda a tecnologia disponível, sementes certificadas e garantia. Por isso o produto pode ser exportado. Com a batata pode acontecer o mesmo. Basta seguir certas regras, um bom planejamento e muita seriedade. Ainda assim, mesmo que não se exporte, o consumidor é o maior beneficiado com o aumento da qualidade do produto.

Futuro
Esperamos que este grande passo dado pela Multiplanta seja acompanhado por muitos outros. Temos certeza que esta empresa séria e tão competente de nosso município ainda vai nos trazer muitas outras novidades. Somos nós os maiores beneficiados. Ganhamos nós, ganha Andradas, ganha o Brasil.

 


TOUR VIRTUAL
Faça um tour virtual pela empresa
e conheça nossos produtos, estrutura,
forma de trabalho e serviços.


VERIFICAÇÃO DE CADASTRO
Mantenha seu cadastro sempre
atualizado que a Multiplanta entra
em contato com você.


PEDIDOS DE MUDAS
Entregamos em todo o território
nacional. Faça seus pedidos e encomendas
com toda a tranquilidade.

 
 
Multiplanta Tecnologia Vegetal
Direitos Reservados © 1998 - 2019
Fale Conosco
Contato - Vendas
• Ligue (35) 3731-1649
Cadastro OnLine
Tour Virtual - Faça uma visita agora mesmo